quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Namie Amuro

PERFIL:
Apesar da música de Namie ser principalmente baseada no R'n'b, seu estilo vai além, para gêneros como o rock, o pop e até o dance/trance. As canções de Namie podem ser tudo, menos entediantes. Em termos de letras, ela varia dentro de uma mistura fluente de Japonês e Inglês.

Freqüentemente ouve-se falar numa rivalidade com Ayumi Hamasaki, mas quando se analisa os estilos das duas artistas com atenção, pode-se ver que isso não acontece. Ambas são únicas e ótimas artistas!


BIOGRAFIA
A carreira de Namie Amuro começou com a banda Super Monkeys em 1992. Depois de sete singles do quinteto - que era composto por um grupo de amigos desde o colegial -, o talento de Namie tornou-se tão óbvio que ela resolveu tentar seguir uma carreira solo, mudando de gravadora, da Toshiba EMI para a Avex Trax. Seu primeiro single "Body Feels EXIT" já vendeu um milhão de cópias. (O grupo Super Monkeys, falando nisso, não desapareceu. Eles também mudaram para a Avex e continuaram sob o nome MAX.)

Por causa de seu lendário produtor, Tetsuya Komuro (globe), ela se aproximou mais de ser uma celebridade, aparecendo cada vez mais na mídia. Ela não somente foi bem-sucedida com sua música, mas também transformou-se num ídolo das adolescentes, que copiaram seu visual: longo cabelo castanho mechado, saias curtas e saltos altos.

Depois de receber o prêmio de Melhor Artista Feminino 1996, ela anunciou sua gravidez e casamento com o cantor Masaharu Maruyama, no final de 1997. Isso significou uma pausa em sua carreira até seu filho, Haruto, nascer, em 19 de maio de 1998. Não muito tempo depois, ela retornou com o single "I Have Never Seen", que imediatamente atingiu o topo das paradas.

Em 1999 ela trouxe um pouco mais de r'n'b para sua música quando trabalhou junto com o produtor norte-americano Dallas Austin. No entanto, no mesmo ano uma tragédia aconteceu: sua mãe, em cuja casa Namie cresceu depois do divórcio de seus pais, foi brutalmente assassinada por seu cunhado.

Em agosto do ano seguinte, "Say the word" foi lançado - este foi a primeira música para a qual ela mesma escreveu as letras. Um mês depois ela trabalhou junto com o rapper VERBAL (m-flo) em "Loving", uma música em homenagem às vítimas do 11 de Setembro.

The single ?NEVER END? was released in July 2000 and was performed in front of various influential people, for example Bill Clinton.

Em 2002 Namie começou a integrar-se na cena R'n'b sob o pseudônimo SUITE CHIC. Ela fez colaborações com diversos artistas de hip hop e R'n'b e lançou vários singles e álbums até encerrar este projeto no ano seguinte.

Com "Shine More", ela entrou em carreira solo novamente e lançou seu primeiro álbum depois de três anos, no fim de 2003, chamado "STYLE". De novembro ao começo de 2004 ela levou a turnê Namie Amuro SO CRAZY pela Ásia e foi uma das primeiras artistas pop do Japão a fazer shows em Seul, na Coréia do Sul.

Depois da catástrofe do Tsunami no sul da Ásia, ela participou como a única representante japonesa no MTV Asia Aid e doou uma grande quantia de dinheiro à UNICEF.

Em comerciais para a Suzuki, foi mostrada sua próxima música "Queen of Hip-Hop" , que todos pensaram que seria seu novo single em abril. Namie lançou "WANT ME, WANT ME instead", que foi criticado por causa de sua insinuação sexual (mas ainda assim conseguiu atingir o 2o lugar nas paradas).

Em maio ela deu a custódia de seu filho Haruto ao ex-marido, e concentrou-se mais em sua carreira musical. Em meio aos prêmios de Melhor Vídeo de R'nb e das mais impressionantes performances na Ásia, ela anunciou o lançamento do sexto álbum de estúdio: "Queen of Hip-Hop", que foi lançado em julho.

Namie passou a maior parte do tempo nas estradas do Japão, em turnê pelo país pelo resto de 2005. Em meio à isso, ela encontrou tempo para lançar o single "White light/Violet sauce" e um DVD contendo videoclipes.

0 comentários:

links

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...